Gerard Piqué anunciou sua aposentadoria na noite de quinta-feira com um vídeo emocionante que relembra seus primeiros dias no jogo. Sua saída ocorre 25 anos depois de ingressar no Barcelona em 1997, encerrando uma das carreiras mais ilustres da história do futebol.
Poucos chegarão aos números que Piqué alcançou. Na ausência de pelo menos mais um contra o Almería no sábado, Piqué acumula um total de 768 jogos, 666 dos quais a nível de clubes. A grande maioria, 615, estava em seu amado Barcelona. Ele jogou 28 vezes pelo Real Zaragoza em sua temporada por empréstimo e 23 vezes pelo Manchester United.
No total, Piqué marcou 63 gols na defesa central, sempre mostrando excelente técnica a cada avanço. 53 deles foram pelo Barcelona, 3 pelo Zaragoza e 2 pelo United – ele também contribuiu com 15 assistências no Blaugrana.
Com a Espanha, ele se tornou centurião em sua última Copa do Mundo, chegando a 102 partidas, com cinco gols em seus nove anos no cenário internacional. Durante esse tempo, ele ganhou a Copa do Mundo de 2010 e a Euro 2012.
No total, Piqué conquistou 36 troféus, 34 em nível de clube. Isso incluiu 4 Champions League, 8 La Liga, uma Premier League, 7 Copa del Rey, uma FA Cup, uma Copa da Liga e 3 Mundiais de Clubes. Ele está apenas 7 troféus atrás de Dani Alves, o jogador de futebol mais condecorado da história, demonstrando o nível de seu sucesso ao longo de 18 anos de carreira sênior.
Ele foi expulso 11 vezes e recebeu 163 cartões amarelos, totalizando 55.295 minutos em campo – 38,4 dias em campo no total.
Além dos números, os comandados de Piqué fizeram parte de um Barcelona que revolucionou o futebol moderno. Seus passes cruzados de marca registrada do centro da defesa raramente eram vistos antes de ele os popularizar e ele ganhou destaque como um dos zagueiros centrais mais completos da história do jogo.