ISLAMABAD: O cabeça-de-chave Aqeel Khan e o segundo cabeça-de-chave Muhammad Shoaib disputariam a honra máxima na final individual masculina do 35º Campeonato Nacional de Tênis da Copa Federal aqui no Complexo de Tênis S. Dilawar Abbas PTF na sexta-feira.
Na primeira semifinal, Aqeel Khan tocou bem, mas enfrentou forte resistência de Muzammil Murtaza. Nesta partida, Aqeel e Muzammil jogaram tênis de alto calibre e notável e excelentes golpes de forehand e backhand foram testemunhados.
No primeiro set, os golpes de fundo de Muzammil foram perfeitos em ritmo e ele foi impecável na rede e fora de jogo Aqeel Khan venceu o primeiro set por 6–4.
No segundo set, Aqeel Khan se recuperou agressivamente e ganhou força e empatou a partida em 1–1. No set final, Aqeel Khan manteve a mesma pressão e venceu o set e a partida com o placar de 6–3 ao quebrar o 2º jogo do Muzammil e se classificar para a final do Individual Masculino. A partida durou 2 horas e 16 minutos.
Na segunda semifinal, Muhammad Shoaib, de 21 anos, superou o sexto cabeça-de-chave Mudassar Murtaza ao jogar um excelente jogo de tênis em uma vitória por set direto por 6–4 6–2.
O melhor encontro do dia foi disputado entre Sami Zeb Khan e M.Talha Khan na categoria Juvenil 18 e Sub. O terceiro seed Sami Zeb lutou muito para vencer sua partida contra o talentoso jovem M.Talha de Islamabad. No primeiro set, Talha aumenta a vantagem da vitória por 5-1 ao quebrar o 4º e 6º jogos de Sami Zeb.
Nesta fase, Sami Zeb mudou o ritmo de jogo e reduziu a vantagem da vitória do Talha ao quebrar o 9º jogo, e ao segurar o 10º jogo, o placar chegou a 5-5 jogos todos. O set foi decidido no tie break, onde ambos os tenistas exibiram excelente jogo de tênis, Sami Zeb fez o tie-break em 14-12.
O segundo set voltou a ser marcado ao mesmo estilo e ambas as jogadoras demonstraram alto padrão de jogo de tênis que durou a favor de Talha Khan e a partida empatou em 1 a 1 no total. No set final Sami Zeb voltou a alterar o ritmo e a estratégia do plano de jogo, e conseguiu quebrar o 8º jogo de Talha Khan para construir a vantagem da vitória por 5-3 e manteve a mesma pressão no 9º jogo com um excelente cruzamento – tiros de quadra e venceu a partida e definiu em 6-3, e se classificou para a final. A partida durou 2 horas e 30 minutos.
Na segunda semifinal, o cabeça-de-chave Bilal Asim lutou muito para vencer o confronto contra o quinto cabeça-de-chave Ahmad Nael Qureshi. Ambos os jogadores exibiram alto calibre e um tênis notável. No primeiro, quando o placar do set chegou a 5-5 em todos os jogos, Bilal conseguiu quebrar o 11º jogo de Qureshi para construir a liderança por 6-5 e venceu o 1º set em 7-5 segurando seu saque.
No 2º set, Qureshi mudou o ritmo e jogou agressivamente para vencer o set confortavelmente por 6–1, e empatou a partida em 1–1 set all. No set final, os dois jogadores jogaram um tênis excelente, mas Bilal Asim ao quebrar o 2º e 4º jogos de Qureshi, construiu uma vantagem de 5–2 e terminou a partida segurando o 9º jogo em 6–3 e se classificou para a final de Juvenis 18 e Sub.
No Individual Masculino (semifinais), Aqeel Khan venceu Muzammil Murtaza por 4-6 6-4 6-3; Muhammad Shoaib venceu Mudassar Murtaza por 6-4 6-2.
No Ladies Singles (semifinais), Sarah Mahboob venceu Amna Qayyum por 6-0 6-0; Noor Malik Vs Esha Jawad (em andamento).
Nas semifinais de duplas masculinas, Muzammil Murtaza, Mudassar Murtaza venceu Muhammad Shoaib, Barkatullah 1-6 6-3 10-2; Heera Ashiq, Yousaf Khalil venceu M.Talha Khan, M.Huzaifa Khan por 6-4 6-1.
No Junior 18&Under Simples (semifinais do sorteio principal), Bilal Asim venceu Ahmed Nael Qureshi por 7-5 1-6 6-3: Sami Zeb Khan venceu Muhammad Talha Khan por 7-6(14), 6-7(5), 6-3 .
No Boys & Girls 12 & Under Singles (semifinais), Abdur Rehman venceu Muhammad Shakib por 4–1, 4–2: Haziq Arejo venceu Hajra Suhail por 4–1 4–1.
Tariq Mehmood Murtaza, presidente da Autoridade de Desenvolvimento de Rawalpindi, e o presidente da Associação de Tênis de Islamabad marcarão a ocasião na final individual masculina e distribuirão prêmios entre os vencedores e vice-campeões.